segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prevenção do Câncer de Boca


O que é prevenção?


Prevenção do câncer é a ação tomada para reduzir a chance de se ter um câncer. Ao prevenir o câncer, o número de novos casos de um grupo ou população é reduzida e espera-se, então, uma diminuição do número de mortes.

Para evitar o surgimento de novos casos, os cientistas estudam os fatores de risco e os fatores protetores. Tudo o que aumenta a chance de desenvolver um câncer é chamado de fator de risco de câncer e qualquer coisa que diminua sua chance de desenvolver câncer é chamado de fator de proteção de câncer.

Alguns fatores de risco para o câncer podem ser evitado, mas muitos não podem. Por exemplo, tanto o fumo e herdar certos genes são fatores de risco para alguns tipos de câncer, mas apenas o tabagismo pode ser evitado. O exercício físico regular e uma dieta saudável podem ser fatores de proteção para alguns tipos de câncer. Evitar os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção pode diminuir o seu risco, mas isso não significa que você não vai ter câncer.

Diferentes maneiras de prevenir o câncer estão sendo estudados, incluindo:
  • Mudar o estilo de vida ou os hábitos alimentares.
  • Evitando as coisas que podem causar câncer.
  • Tomar medicamentos para tratar uma condição pré-cancerosa ou para impedir a transformação maligna. 

Prevenção primária do câncer de boca


Evitar os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção


Os seguintes fatores de risco podem aumentar o risco de câncer de boca:


 O uso do tabaco
  • O uso do tabaco é a principal causa de câncer de boca
  • Todas as formas de tabaco, incluindo cigarros, cachimbos, charutos e fumo de mascar (sem fumaça), são associados ao câncer de boca. O risco de câncer de boca aumenta com o número de cigarros fumados por dia.
  • O risco de câncer de boca é maior em pessoas que usam tabaco e álcool do que em pessoas que utilizam apenas álcool ou apenas tabaco.
  • Usuários de tabaco que tiveram câncer de boca podem desenvolver um segundo câncer na cavidade oral ou em áreas próximas, incluindo o nariz, garganta, cordas vocais, esôfago e traqueia.
  • Resultados de ensaios clínicos têm demonstrado que quando uma pessoa para de fumar, o risco de câncer oral diminui pela metade (50%) no prazo de 5 anos. Depois de 10 anos, o risco de câncer oral é a mesmo que para uma pessoa que nunca utilizou tabaco.



O uso de álcool
  • O uso de álcool é um importante fator de risco para o câncer oral.
  • O risco de câncer de boca aumenta com a quantidade de bebidas alcoólicas consumidas por dia. O consumo de álcool também é um fator de risco para a leucoplasias (mancha ou placa de aspecto esbranquiçado localizada na superfície da mucosa, não removível por raspagem, e que não pode ser caracterizada clinicamente como outro tipo de doença) e eritroplasias (placa de coloração avermelhada em que não é possível diagnosticar clínica ou histopatologicamente como qualquer outra condição). Leucoplasia e eritroplasia são lesões que podem se tornar um câncer.
  • O risco de câncer de boca é maior em pessoas que usam tabaco e álcool do que em pessoas que utilizam apenas álcool ou apenas tabaco.
  • Resultados de ensaios clínicos não mostraram uma diminuição no risco de câncer oral, quando uma pessoa para de beber álcool.

Leucoplasia                                                   Eritroplasia

A exposição ao sol
  • Exposição à luz solar pode aumentar o risco de câncer no lábio, que ocorre mais frequentemente no lábio inferior. Evitar o sol e/ou usar protetor labial com filtro solar ou usar batom colorido pode diminuir o risco de câncer de lábio. 

A infecção pelo HPV
  • Estar infectado com um certo tipo de papilomavírus humano (HPV) pode aumentar o risco de câncer de boca.

Os seguintes fatores de proteção podem diminuir o risco de câncer de boca:


Os fatores dietéticos
  • Comer uma dieta rica em frutas e vegetais ricos em fibras pode reduzir o risco de desenvolver câncer oral.

Quimioprevenção
  • Quimioprevenção é o uso de drogas, vitaminas, ou outros agentes para prevenir ou retardar o crescimento do câncer.
  • Estudos de quimioprevenção estão em andamento em pacientes com alto risco para câncer oral, incluindo aqueles com lesões pré-cancerosas orais e aqueles com história de câncer oral.


Prevenção secundário do câncer de boca


O tratamento do câncer de boca em estágio precoce atinge maiores taxas de sobrevida com menor morbidade. Entretanto, neste momento, muitos pacientes apresentam doença em estágio mais avançado. Sabendo disso, seria importante considerarmos triagens para o diagnóstico de desordens potencialmente malignas ou câncer em estágio inicial. Por outro lado, em 1993, um grupo de trabalho no Reino Unido sobre a triagem para câncer de boca e desordens potencialmente malignas concluiu que não havia provas suficientes para sustentar a triagem populacional. Os problemas incluem a relativa raridade da doença, a falta de conhecimento da história natural da doença, divergências sobre o manejo da doença e da falta de evidências sobre a eficácia dos diferentes métodos de triagens. Uma estratégia alternativa seria incentivar a triagem oportunista de grupos de alto risco entre usuárias de serviços de cuidados primários. As necessidades educacionais dos prestadores de cuidados primários, incluindo dentistas devem ser abordados e ainda há a dificuldade de se chegar a grupos de alto risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário