terça-feira, 15 de maio de 2012

E se o paciente tem anemia?


Anemia compreende um grande número de condições que envolvem mecanismos hemostáticos deficientes e anormalidades linforreticulares. Distúrbios anêmicos podem ser primários ou secundários a outras condições, tais como hemorragia gastrointestional ou outra hemorragia interna e infecções ou anormalidades de absorção intestinal. O resultado é a oxigenação ineficiente dos tecidos.

O conhecimento dos sinais e sintomas de doença hematológica é um aspecto importante no tratamento odontológico de pacientes com essas condições. Revisões de estudos publicados indicam que as condições hematológicas provavelmente associadas a sinais e sintomas orofaciais incluem anemia ferropriva, síndrome de Plummer-Vinson, anemia megaloblástica, anemia falciforme, talassemia e anemia aplástica.

As manifestações orais destas doenças hematológicas podem incluir glossite atrófica, disfagia, estomatite angular, sangramento gengival e sangramento pós-extrações. Também há relatos de osteoesclerose, osteomielite e parestesia/anestesia  do sistema trigeminal (nervo mentoniano por exemplo). A infecção pela Candida também pode ocorrer em pacientes com anemia. Pacientes com anemia falciforme podem sentir dor facial grave associada a oclusão dos vasos sanguíneos e inchaço facial. Os pacientes com anemia aplástica são suscetíveis a ulcerações orais, bem como infecções fúngicas e virais.

Existem várias considerações no tratamento odontológico de pacientes com doença hematológica. Em pacientes com anemia que é ou foi associada a úlceras estomacais ou a uma fonte de sangramento gastrointestinal, aspirina ou medicação não-esteróide deve ser evitada. Drogas combinadas com fenacetina não devem ser prescritas para pacientes com anemia causadas pela glicose-6-fosfato desidrogenase. Esta forma de anemia também tem sido associada com um aumento da incidência de sensibilidade à sulfonamidas, aspirina, e cloranfenicol.

Pacientes com anemia falciforme só devem receber o tratamento odontológico quando não estão em crise. Manejo de cárie é extremamente importante, cárie não tratada pode levar a uma infecção periapical e pode precipitar uma crise. A infecção tem de ser tratada de forma agressiva com medidas locais e sistêmicas, incluindo tratamento odontológico adequado, antibióticos e procedimentos cirúrgicos se necessário. Recomenda-se que a sedação intravenosa deva ser considerada apenas em ambiente hospitalar. A presença de queilite angular no paciente com anemia por deficiência de ferro sugere a possibilidade de uma candidíase, que pode ser tratada eficazmente com medicamentos antifúngicos.

Outra consideração importante para o dentista tratar o paciente com síndrome de Plummer-Vinson e síndrome de Fanconi é que estas condições são ligadas ao desenvolvimento de carcinomas em boca. Nesses pacientes, um exame clínico atencioso é aconselhado, principalmente em bordo lateral da língua e assoalho bucal. Da mesma forma, em pacientes com aumentos de volume indolores, sangramento gengival, infecções virais (como a herpes) ou fúngicas (como a candidíase) recorrentes e/ou linfadenopatia sem causa óbvia, devemos considerar a possibilidade de um doença hematológica sistêmica e uma avaliação médica é altamente recomendável concomitante ao tratamento odontológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário