domingo, 13 de maio de 2012

Vitamina E: bom para o coração, ruim para os ossos?


De acordo com um estudo recentemente publicado na revista Nature Medicine, o consumo de volumes elevados de vitamina E pode provocar a formação de células responsáveis ​​pela reabsorção de tecido ósseo, os osteclastos. (Clique aqui para acessar o artigo)

O estudo foi realizado em roedores, mas a equipe de pesquisa sugere que a ingestão elevada de vitamina E por seres humanos também pode resultar em perda de massa óssea semelhante à que ocorreu nestes animais. Sabe-se que a massa óssea em adultos é o resultado da interação contínua entre osteoblastos e osteoclastos, a homeostase óssea. Enquanto os osteoblastos são responsáveis ​​pela formação de osso, os osteoclastos são responsáveis ​​pela reabsorção óssea.

Durante o estudo, uma equipe da Universidade Médica e Odontológica de Tóquio avaliou os níveis de alfa-tocoferol, a principal forma de vitamina E nos seres humanos. Alfa-tocoferol é responsável pela geração de osteoclastos que causam reabsorção óssea e possivelmente contribuem para a redução da massa óssea. O estudo envolveu ratos selvagens e ratinhos que receberam uma dieta com suplementação de alfa-tocoferol durante 8 semanas. Ao final do estudo verificou-se que houve uma redução de 20% da massa óssea. Notou-se também que o processo de formação óssea não se alterou durante o estudo. A pesquisa revelou que a vitamina E controla apenas os osteoclastos e não os osteoblastos. Verificou-se também que o alfa-tocoferol afeta tanto a produção como a maturação dos osteoclastos.

A equipe de pesquisa concluiu que a vitamina E tem um papel importante no volume de massa óssea controlando a reabsorção óssea por meio do controle da atividade dos osteoclastos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário