sexta-feira, 13 de abril de 2012

Nova bactéria bucal está diretamente ligada a endocardite e meningite.


De acordo com um artigo publicado na International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology, uma nova bactéria, que parece ser um habitante comum da cavidade oral, tem o potencial de causar doenças graves se entrar na corrente sanguínea. Sua identificação permitirá aos cientistas estudar como ela causa doenças e avaliar o risco que ela representa.
 
A bactéria foi identificada por pesquisadores do Instituto de Microbiologia Médica da Universidade de Zurique e foi chamada Tigurinus Streptococcus  por causa da região de Zurique, onde foi reconhecida pela primeira vez. O S. Tigurinus foi isolado a partir do sangue de pacientes que sofriam de meningite, endocardite e espondilodiscite (inflamação da coluna). Ele tem uma estreita semelhança com outras cepas de Streptococcus que colonizam a boca. Sangramentos na gengiva ou outras lesões na boca podem representar uma possível rota de entrada dessas bactérias para a corrente sanguínea.


Sua identificação recente é clinicamente importante, explicou a Dra. Andrea Zbinden que liderou o estudo. "A identificação correta da bactéria é essencial para controlar sua disseminação. Mais pesquisas devem ser feitas para compreender as estratégias que o S. Tigurinus usa com sucesso para causar as doenças. Isto irá permitir que os pacientes infectados possam ser tratados de forma rápida e com a droga certa."

Dra. Zbinden disse que, embora a descoberta da bactéria não é motivo para alarme, é importante que ela seja reconhecida e que o risco seja quantificado. "Esta bactéria parece ter um potencial natural de causar doenças graves e por isso é importante que os clínicos e microbiologistas estejam conscientes disso", disse ela. "O próximo passo é descobrir exatamente quão esta bactéria é comum na cavidade bucal e qual o risco real que ela representa. Imunossupressão, válvulas cardíacas, cirurgias dentárias ou doenças crônicas são fatores predisponentes comuns para infecções sanguíneas por esse grupo de bactérias. No entanto, os fatores de risco específicos para S. Tigurinus ainda necessitam ser determinados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário